Current track

Title

Artist


Covid-19: Abertura do país por regiões é uma possibilidade

Written by on 28 de Abril, 2020

Peritos defendem abertura do país por regiões

De território para território, as assimetrias regionais em Portugal no que diz respeito ao contágio de covid-19 verificam-se de forma inegável.

O número médio de contágios (ou o valor de R) não está a descer no país.

De acordo com especialistas, “a ideia de abrir o país a várias velocidades, dando prioridade às regiões menos afectadas, pode ser uma das soluções”.

Esta terça-feira, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa tomarão uma decisão (ouvidos os especialistas em epidemiologia da DGS), quanto ao prolongamento do estado de emergência e respectivas medidas de restrição.

Uma das hipóteses será levantar medidas de confinamento de acordo com as assimetrias do país e da população, uma ideia já referida pelo primeiro-ministro há duas semanas.

Ricardo Mexia, médico de saúde pública e presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, considera que “foi já mais ou menos assumido que vamos fazer uma retoma faseada e gradual. E isso pode incluir diferentes actividades, mas também regiões”. E acrescenta que “optar por regiões, como por exemplo as regiões autónomas, onde o isolamento muitas vezes é um factor negativo, mas que neste caso concreto até pode ser protector”.

Já Manuel Carmo revela que “nem todos temos a mesma opinião sobre isso”, e partilha que “na minha opinião é um bocadinho precipitado desconfinar já o país todo, porque o R não está num valor nada confortável”, afirma. “No entanto, quando olhamos para o mapa de Portugal e vemos o número de casos ou de mortes, vê-se sempre que o país é muito diferente”.

E acrescenta que “se é para aliviar as medidas, na minha opinião, devíamos fazer isso assimetricamente. Isto é, começando pelas regiões onde parece ser menos arriscado estar a aliviar”.

Segundo o PÚBLICO e apesar disso, “ambos os especialistas concordam que o valor de R deveria estar um pouco mais baixo para permitir dar estes passos com maior confiança. Manuel Carmo gostava que o valor de Rt “estivesse em 0,9 ou 0,8” e Ricardo Mexia diz apenas que tinha expectativa de que o número estivesse abaixo do um de “forma robusta” para que se pudesse compensar um eventual aumento de contágios “com outras medidas”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *