Current track

Title

Artist


Rede de Marchas LGBTI+ quer perceber as necessidades da comunidade durante a pandemia

Written by on 24 de Abril, 2020

A Rede de Marchas LGBTI+ criou um questionário para compreender melhor quais são as necessidades das pessoas LGBTI+ durante o tempo de pandemia de Covid-19 e isolamento social.

“Isto permitir-nos-á compreender melhor a dimensão das necessidades identificadas”, pode ler-se nas páginas de Facebook das marchas LGBTI+ que são realizadas em Portugal. Assim, é explicada a importância da adesão ao questionário, já que a rede afirma que irá ajudar “a saber como melhor atuar neste período de incerteza e mudança”.

O convite é deixado a toda a comunidade, “desde as respostas daquelas pessoas que se sentem mais afetadas às respostas de quem não sentiu o impacto destas mudanças”.

O preenchimento do questionário é anónimo e os dados serão processados estatisticamente, garantindo a confidencialidade dos participantes.

No dia 18 de março, a organização da 21.ª Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, que está prevista para 20 de junho, comunicou que está a analisar as condições de realização do evento, “estando a data e local sujeitos a possíveis alterações”.

Já aquando deste anúncio, a organização mostrou preocupação em relação ao isolamento social, dentro da comunidade. “Sabemos que «Casa» por vezes não representa o lugar mais seguro para todas as pessoas”, afirma a organização, já que “algumas não possuem sequer um abrigo que as acolha”.

Neste anúncio, a organização da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa deixa contactos de emergência que, relembra, estão à disposição de toda a comunidade:

  • Linha de emergência: 112
  • Linha Nacional de Emergência Social: 144 (24h/dia)
  • Serviço de informação a vítimas de violência doméstica (chamada gratuita 24h/dia): 800 202 148
  • Linha da Segurança Social: 300 502 502
  • Linha SOS Criança: 116 111
  • Linha APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, chamada gratuita das 9h às 21h): 116 006

O questionário a ser preenchido por pessoas LGBTI+ pode ser encontrado aqui.

24/04 – 14h13


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *