Pode um purificador ‘matar’ as partículas de coronavírus do ar?
Written by Cheyenne Domingues on 24 de Abril, 2020
Agora que estamos em casa para evitar o novo coronavírus, a qualidade do ar interno tornou-se mais importante do que nunca. Os purificadores de ar ajudam a limpar o ar do pó, pólen, pêlos de animais, fumo e muito mais. Esses eletrodomésticos populares alegam até, segundo a Reader’s Digest, limpar o ar da gripe e dos germes da constipação comum. Mas podem fazer o mesmo com a Covid-19?
Esta é uma pergunta comum, especialmente entre as pessoas que cuidam de um membro da família doente em casa, diz Ted Myatt, consultor da Environmental Health & Engineering em Massachusetts. “O pensamento é: quando as pessoas que estão doentes com Covid-19 estão a inspirar e a expirar, a conversar, a espirrar ou a tossir, elas estão a gerar partículas que provavelmente contêm coronavírus”, cita a Reader’s Digest. É provável que as partículas maiores caiam no chão ou em superfícies e as menores podem ficar suspensas no ar, preparadas para infectar quem as inalar.
A posição oficial da Agência de Proteção Ambiental americana é a de que ainda não foi comprovado que um purificador de ar possa proteger contra o novo coronavírus. Já a Food & Drug Administration (FDA) indicou que os purificadores de ar podem ser úteis juntamente com outras medidas.
Fonte: Notícias ao Minuto
20:01 – 24/04