Current track

Title

Artist


“Não há qualquer proibição de partilha de informação”

Written by on 11 de Abril, 2020

A ministra da saúde, Marta Temido, esclarece a suposta proibição de partilha de dados epidemiológicos a nível regional ou concelhio.

Hoje, em conferência de imprensa, após a Direção-Geral da Saúde ter sido alvo de críticas por parte de vários autarcas, Marta Temido quis “esclarecer inequivocamente” que “não há qualquer proibição de partilha de informação” dos boletins epidemiológicos locais e regionais.

A ministra refere, no entanto, que “há sim um apelo claro para que todas as entidades” se concentrem “no envio de informação atempada e consistente para o nível nacional”.

Marta Temido alerta que, em alguns casos, pode estar a decorrer uma violação do segredo estatístico. “Boletins parcelares podem ser alvo de análises fragmentadas”, acrescenta.

A governante recorda que, sobre as alegadas discrepâncias entre os números oficiais e outros apresentados por fontes locais, no boletim divulgado diariamente se encontra a nota de que “a informação apresentada refere ao total de notificações clínicas no sistema SINAVE. Os dados por concelho de ocorrência são apresentados por ordem alfabética. Quando os casos confirmados são inferiores a 3, por motivos de confidencialidade, os dados não são apresentados”.

É preciso ter “noção que algum tipo de informação só pode ser coligido por autoridades oficiais”, vinca a ministra da Saúde, anunciando que a Direção-Geral de Saúde “está neste momento a trabalhar numa metodologia que permita que as suas entidades locais e regionais possam também aferir o que são os seus próprios números informativos pelos mesmos períodos de tempo”.

11/04 – 14h06


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *