Current track

Title

Artist


Os 5 sítios da tua casa onde se esconde o coronavírus

Written by on 3 de Abril, 2020

Mais do que nunca, devemos ter cuidados redobrados e a máxima informação possível para nos protegermos da pandemia Covid-19.

É por isso mesmo que Deyan Dimitrov, director da rede de lavandarias britânicas Laundyheap, defende que não basta lavarmos e desinfectarmos as mãos pois, segundo o próprio, existem locais e equipamentos específicos da nossa casa onde o vírus se mantém. Equipamentos esses que são muitas vezes esquecidos e, por isso mesmo, se tornam sítios propícios à instalação do “inimigo”.

À publicação internacional Daily Star, o especialista esclareceu que perante é essencial manter a casa bem higienizada e livre de germes, principalmente nos cinco seguintes objectos: Panos da cozinha, luvas e pegas da cozinha, fronhas de almofada, tapetes e carpetes e casacos.

Deyan Dimitrov faz ainda algumas considerações sobre cada um destes equipamentos:

Panos da cozinha – “Apesar de parecerem inofensivos, os panos de cozinha são um ambiente altamente propício para a multiplicação de vírus e bactérias, por isso com a preocupação adicional do coronavírus é fundamental substituir estes tecidos diariamente”.

Luvas e pegas de cozinha – “trata-se da mesma cadeia de pensamento relativamente aos panos de cozinha. Tanto luvas como pegas devem ser lavadas todos os dias. Se tiverem nódoas coloque-as de molho em água morna, adicione um copo de vinagre de sidra e de detergente para a louça e deixe atuar durante pelo menos 20 minutos”.

Fronhas das almofadas – “agora mais do que nunca, deve trocar as fronhas das almofadas ainda mais regularmente do que a restante roupa de cama! Lave-as a 60ºC”.

Tapetes e carpetes – “ficam facilmente repletos de sujidade e são sem dúvida alguma um terreno fértil para a propagação e proliferação de vírus. E não basta aspirar ou usar a máquina de lavar roupa! Deve recorrer a um serviço especializado de limpeza ou a uma lavandaria”.

Casacos – “Lave os casacos na máquina ou coloque-os na lavandaria, segundo as instruções nas etiquetas, e entre as lavagens vaporize-os com uma solução caseira de partes iguais de água e de vinagre de vinho branco”.

O especialista aconselha ainda o uso de vinagre para desinfectar estes e outro sítios da casa. Para todos aqueles que não têm possibilidades económicas para adquirir líquido desinfectante, é uma dica low-cost e segura.

3 de abril, 12h25


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *