Current track

Title

Artist


COVID-19: Doentes que não apresentam novos sintomas saem de isolamento sem fazer testes

Written by on 2 de Abril, 2020

Os laboratórios não conseguem dar vazão ao número crescente de análises e por isso, os médicos da região Norte estão a receber indicações para que possam deixar sair do isolamento casos confirmados de COVID-19 que não apresentem novos sintomas ao fim de 14 dias, e que por isso se designam como curados

No entanto, segundo a Direção Geral de Saúde (DGS), só é possível afirmar que um paciente está curado depois de ter realizado dois testes negativos num espaço de 24 horas.

Também o subdiretor-geral da Saúde explicou que “o vírus pode persistir na orofaringe dos infetados até aos 21 ou 28 dias, mesmo que os pacientes já não apresentem sintomas”, explica o “JN”.

Segundo o Jornal de Notícia, há dezenas de doentes seguidos em ambulatório que estão têm sintomas há mais de 14 dias e querem deixar o isolamento, mas não conseguem marcar os testes para confirmar o resultado negativo porque os laboratórios convencionados não estão a dar resposta a todas as solicitações.

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) diz ter conhecimento desta situação e lamenta que faltem testes para confirmar os casos recuperados. “Confiar na sorte está errado”, diz Jorge Roque da Cunha ao mesmo jornal.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *