Current track

Title

Artist


DGS: Pico da pandemia no país “nunca será antes do mês de maio”

Written by on 27 de Março, 2020

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, 27 de março, após a divulgação do número de casos confirmados de Covid-19 em Portugal, Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, afirmou que o pico da pandemia no país, tudo indica que o período será mais tarde, “nunca antes do mês de maio”.

“Também já temos indicação dos nossos matemáticos, que o pico não será um momento instantâneo no tempo. Será um planalto. Algumas semanas, até porque nós já sabemos que esta doença dura muito tempo. Não vamos chegar ao dia X e começamos logo a descer”, acrescenta Graça Freitas.

Graça Freitas disse, também, que “o aumento da mortalidade é expectável em função do número de dias que as pessoas estão doentes”. “Nós neste momento para todas as idades estamos com uma letalidade de 1,8 por cento. É a história natural destes doentes. Entraram, agravaram o seu estado, foram tratados com as melhores práticas, alguns não conseguiram sobreviver”, explicou.

Na mesma conferência, António Sales, secretário de estado da Saúde, relembrou que “a nossa maior arma continua a ser o isolamento social”. E, por isso, “este não é tempo de complacência, é de resiliência, resistência, de não nos deixarmos vencer pela ansiedade e pelo medo”.

Nesta fase de mitigação, garante que têm sido testadas mais pessoas. O objetivo passa, também, por reforçar a testagem nos profissionais de saúde e quem trabalha em lares. Além disso, revela a “introdução de outro tipo de testes, que não são testes rápidos, mas demoram à volta de três horas”.

António Sales revelou ainda que chegaram a Portugal esta sexta-feira 4,6 milhões de máscaras cirúrgicas e outros equipamentos de proteção individual.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *