Pico da pandemia de Covid-19 em meados de abril
Written by Joana Timóteo on 21 de Março, 2020
O pico de casos de infeção com o vírus da covid-19 em Portugal deverá ser atingido em meados de abril, disse hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.
“De acordo com a evolução do número de casos de covid-19 em Portugal e com os cálculos das estimativas epidemiológicas disponíveis, estima-se, com base naquilo que tem sido a evolução da incidência, que a data prevista para a ocorrência do pico da curva epidemiológica se situe à volta do dia 14 de abril“, afirma Marta Temido, na conferência de imprensa diária das autoridades de saúde sobre a situação da pandemia do novo coronavírus.
Em conferência de imprensa, a Ministra da Saúde deu conta que na próxima semana haverá um “novo modelo” para as análises dos doentes com Covid-19, com data marcada para quinta-feira.
A ministra da saúde afirmou que se está a trabalhar na aquisição de mais testes e materiais para a “correta implementação desta nova abordagem”.
Este novo modelo terá em conta também os doentes que vão ser tratados e acompanhados em casa.
Haverá ainda novas orientações para lares, com testes à doença. “Estamos a aprender todos os dias”, relembrou, recordando que os idosos são mais vulneráveis à doença e vincando que esta é uma “medida protetora”.
Marta Temido deixou ainda um apelo aos jovens, sublinhando que “ninguém está imune”. A governante lembra ainda que todos podem ser “agentes de transmissão do vírus”.
21/03 – 13h08