Médico do SNS adapta ventiladores que podem salvar vidas
Written by Cheyenne Domingues on 21 de Março, 2020
É possível adaptar um ventilador não invasivo para que seja possível utilizá-lo em doentes com Covid-19. O projeto é de um médico do SNS. “É fácil de conceber, pode estar disponível de um dia para o outro e as peças existem todas nos hospitais”, garante.
Aproveitar um sistema que existe, que é o de Ventilação Não Invasiva (VNI), que se utiliza nos doentes com dificuldade respiratória e que há muitos nos hospitais, é a ideia central do projeto desenvolvido por Paulo Roberto, médico anestesiologista de um hospital público no norte do país.
Conexão normal de um ventilador VNI a uma máscara.
O protótipo já existe, já foi utilizado no passado e funcionou para um doente que precisava de ventilador e não havia disponível. “Sem ventilador na altura não teria sobrevivido”, garante ao JN Paulo Roberto, também estudante de doutoramento em Biomedicina na Universidade de Aveiro.
Este modelo “é fácil de conceber, pode ficar disponível imediatamente de um dia para o outro e as peças existem em qualquer bloco operatório ou unidade de cuidados intensivos dos hospitais”, sublinha. “Ter mais ventiladores invasivos é a solução ideal mas até essas condições serem conseguidas podemos enfrentar a necessidade de ter equipamentos que, mesmo não sendo os ideais, cumpram a função eficazmente”, explica. E dias, “infelizmente, olhando para a evolução da pandemia noutros países, é o tempo que temos disponível”.
O relato dramático dos médicos em Itália, a terem de optar por quais os doentes que são ventilados devido à falta de ventiladores, não deixou ninguém indiferente. O facto de a Covid-19 poder causar insuficiência respiratória grave torna estes equipamentos vitais.
Fonte: Jornal de Notícias
21/03 – 19:14