Em estado de emergência, como posso usar o carro?
Written by Redação on 19 de Março, 2020
O estado de emergência em que nos encontramos pode levantar dúvidas, suscitar perguntas e levar-nos a incumprir regras que, até então, não existiam.
No que diz respeito à deslocação pessoal, a pergunta que se coloca é: posso circular de carro?
O primeiro-ministro afirmou que não pretende limitar as circulações legais à circulação dos cidadãos, ou seja, António Costa confia na atitude responsável dos portugueses.
Desta forma, é possível continuar a deslocar-se de automóvel, sendo que as prioridades para o fazer, devem ser: trabalhar ( quem não pode trabalhar em casa), adquirir bens de primeira necessidade e medicamentos, visitar médicos ou hospitais e assistir deficientes e idosos.
Em relação a viajar sozinho ou com companhia, o Governo aconselha a que se viaje sozinho, por “regra do bom senso”. Isto é, se está de quarentena voluntária com alguém em casa, significa que já partilha do mesmo espaço comum com essa pessoa e, assim sendo, não existirá ( à partida) risco de contágio entre ambos.
No entanto, as autoridades têm legitimidade para questionar o propósito, a intenção e o destino da viagem, de forma a tentar assegurar que as pessoas não se deslocam por motivos que não sejam prioritários.