Governo anuncia novo pacote de medidas
Written by Redação on 18 de Março, 2020
O objectivo é atenuar os danos económicos que o novo coronavírus poderá causar em Portugal.
“Portugal e o mundo vivem hoje situações excepcionais”, foi assim que o ministro das Finanças iniciou as declarações feitas na manhã desta quarta-feira, sublinhando que “o Governo continua fortemente empenhado em adoptar todas as medidas que se mostrem necessárias para combater esta pandemia e para fazer face às suas consequências”.
Mário Centeno anuncia que para além da saúde ser prioritária, há que pensar na liquidez das pequenas e médias empresas e na estabilidade financeira das famílias.
As medidas tomadas pelo Governo, “assentam em três áreas fundamentais: garantias públicas, sistema bancário e flexibilização das obrigações fiscais e contributivas.”
Tomou a palavra Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, e divulgou que ” de forma a assegurar que nestes tempos mais difíceis, as empresas disponham da liquidez suficiente para poder face aos seus compromissos, o governo anuncia hoje um conjunto de linhas de crédito garantidas pelo Estado e disponibilizadas através do sistema bancário, que se dirigem àqueles setores mais especificamente atingidos por esta situação.”.
As linhas de crédito serão de 3.000 milhões de euros e destina-se aos setores mais afetados: restauração, turismo e indústria.
No que diz respeito ao sistema bancário, destaque para a possibilidade de criar um capital de juros face às dificuldades sentidas nos próximos tempos e serão eliminadas as taxas mínimas aos pequenos comerciantes.
Haverá ainda uma maior flexibilização das contribuições fiscais no segundo trimestre de 2020.
18 de março, 09h.