Current track

Title

Artist


Cria o teu próprio desinfectante com vinagre

Written by on 17 de Março, 2020

De certeza que já ouviste os teus pais ou avós dizerem que o vinagre é um ótimo desinfectante.

O vinagre pode ser utilizado como desinfetante – contudo há certos elementos a ter em conta, conforme explica um artigo publicado na revista norte-americana Women’s Health.

“O vinagre é o ácido acético, que tem a capacidade de destruir bactérias e vírus”. Contudo, Taege refere: “muitos desinfetantes comerciais provavelmente são mais eficazes”

Há estudos que constataram que o vinagre possui propriedades altamente antibacterianas. Sobretudo quando se trata de matar bactérias nos alimentos durante a sua preparação, aponta a revista. 

Um estudo em concreto apurou que soluções ou compressas de vinagre podem realmente ter esse efeito. Diminuindo a presença de bactérias como a Salmonella, quando usados no mínimo durante 15 minutos. 

A forma mais comumente usada seria o vinagre branco”, aconselha Taege. Isso ocorre porque o vinagre branco tende a ser o mais ácido, entre 4 a 7% de ácido acético. Enquanto os vinagres de sidra e vinho costumam estar mais próximos de 5 a 6% de ácido acético. Mas, tal não quer dizer que outros tipos de vinagre não sejam úteis. “Outros podem trabalhar porque também têm ácido acético”, acrescenta, mas podem ser menos eficazes.

De acordo com informações divulgadas pela Women’s Health, a National Sanitation Foundation (NSF) diz que deve combinar vinagre com água em uma solução 1:1. O vinagre pode ser usado em superfícies como vidros, janelas, paredes, armários, no chão, pias, exaustores e cafeteiras. Mas não deve ser usado em superfícies como pedra natural, madeira encerada, ferro fundido ou alumínio.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *