Current track

Title

Artist


Covid-19: Mais câmaras municipais a disponibilizar centros de testes gratuitos

Written by on 17 de Março, 2020

Várias câmaras municipais e laboratórios privados estão a avançar com centros móveis de rastreios locais para disponibilizarem testes gratuitos a casos suspeitos, avança o Jornal Público.

Trata-se de uma organização da administrações regionais de saúde (ARS) e da Direção Geral de Saúde (DGS) e o objetivo é “alargar o número de testes para termos uma noção muito mais clara da realidade em Portugal”, explica Fernando Almeida, presidente do Insa, o laboratório nacional de referência que centraliza este processo “do ponto de vista técnico e de qualidade”.

No entanto, Fernando Almeida esclarece: “isto não significa que todas as pessoas serão testadas”, explicando que as pessoas serão sempre sujeitas a avaliação – por médicos de família e de saúde pública – e que apenas se avançará para o diagnóstico laboratorial se existirem critérios para isso.

O Porto terá um centro de rastreio do novo coronavírus num modelo drive thru no Queimódromo a funcionar a partir de quarta-feira.

O presidente da Câmara de Cascais adiantou que se prepara para abrir dois locais dedicados ao diagnóstico laboratorial para rastrear a população do município, a pedido da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, mas num modelo diferente. Aqui, as colheitas e análises serão feitas pelos laboratórios Germano Sousa e Joaquim Chaves. Um dos centros vai funcionar no centro de congressos local e outro na Cerci (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas) da Rana.

A Câmara de Lisboa também anunciou que vai instalar duas unidades para rastreio do novo coronavírus, um no Parque das Nações e outro na Escola Básica Quinta dos Frades, no Lumiar, em colaboração com os laboratórios Germano Sousa e Unilabs, e que começam a funcionar no fim-de-semana.

Segundo o mesmo jornal, também Coimbra terá um centro de rastreio mas instalado no laboratório da Faculdade de Medicina em articulação com a ARS do Centro e o centro hospitalar local.

Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, também a Associação de Municípios das Terras de Santa Maria – que além de Santa Maria da Feira, inclui Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, São João da Madeira e Vale de Cambra, vão ter centros de rastreio do novo coronavírus.

Os hospitais públicos têm desde segunda-feita autorização da DGS de testar todos os doentes suspeitos de estarem infectados que cheguem às urgências.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *