Ministra da Saúde anuncia primeira morte por Covid-19 em Portugal
Written by Joana Timóteo on 16 de Março, 2020
Em conferência de imprensa, a Ministra de Saúde confirmou que a primeira morte por Covid-19 é de um idoso de 80 anos.
Apresentando as condolências à família e amigos do falecido, Marta Temido revela que o idoso encontrava-se internado há vários dias no Hospital Santa Maria.
A Ministra da Saúde agradece a todos os profissionais de saúde desta unidade hospitalar pelo empenho, apoio e prestação de cuidados dados a este doente.
Este agradecimento foi ainda alargado a todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que “garantem que o serviço continua a funcionar”.
“É um momento pesado, é um momento de reflexão, mais do que nunca precisamos de nos concentrar no muito que há para fazer”, afirma Marta Temido.
Questionada sobre o estado das pessoas que estão em cuidados intensivos, a Diretora Geral de Saúde diz que “estão 18 pessoas em unidade de cuidados intensivos, umas estão mais críticas do que outras” e que “todos sabemos que a taxa de mortalidade desta doença é superior a 2% em todo o mundo e, portanto, teremos nos próximos dias, durante os próximos meses e próximas semanas mais pessoas a falecerem. Faz parte da história natural da doença”.
16/03 – 16h40