CP planeia reduzir número de comboios
Written by Cheyenne Domingues on 16 de Março, 2020
Empresa tem vários cenários de cortes no serviço que aguardam decisão da tutela.
Tendo em conta a acentuada quebra na procura nos últimos dias, a CP tem um plano para reduzir a sua oferta regular. Na semana passada, no longo curso (Alfas e Intercidades), o número de passageiros diminui em 50%, situação que se agravou hoje, e que deverá continuar durante os próximos dias.
A empresa preparou vários cenários de adequação da oferta, procurando sobretudo assegurar as relações casa-trabalho nos serviços suburbanos, mas admitindo cortes maiores no serviço de longo curso.
Este plano tem também em conta uma eventual redução do efectivo laboral devido a contágio, havendo cenários para redução de 10%, 15% ou 50% do número de trabalhadores.
Contudo, será o Governo a decidir qual a oferta mínima que a transportadora pública deverá manter, tendo em conta, inclusive, o contrato de serviço público assinado entre o Estado e a CP e que só parcialmente entrou em vigor porque aguarda o visto do Tribunal de Contas.
A empresa estima que, devido ao fecho das escolas e jardins-de-infância, 20% dos seus trabalhadores terão de ficar em casa com os filhos.
16/03 – 14h
Fonte: Público