#TOMATES: O movimento dos chefs portugueses
Written by Joana Timóteo on 15 de Março, 2020
Depois da entrevista do chef Ljubomir Stanisic à TVI, na qual alegou que “o Governo não tem tomates para fechar os restaurantes”, exigindo que a medida também se estenda a todos os estabelecimentos que não sejam essenciais para o país superar a pandemia de Covid-19, foram vários os chefs do país uniram-se este domingo nas redes sociais, utilizando a hashtag #TOMATES.
“Não sei como vou pagar os ordenados ao final do mês de 80 famílias, mas prefiro proteger os funcionários”, afirmou o proprietário dos restaurantes 100 Maneiras (já fechados).
Ljubomir rematou dizendo que “Os restaurantes que se lixem, o mais importante é a saúde pública!”
Também na TVI, Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia, garantiu que o Governo já atuou, do ponto de vista de saúde pública, limitando a lotação dos estabelecimentos. E disse ainda que se os restaurantes “entendem que, por razão de negócio, devem encerrar os empresários são livres de tomar essa decisão”. Recordou que o executivo que representa tem “estado em permanente contacto com os representantes das associações patronais” e que o apoio financeiro está dado, nomeadamente com linhas de crédito aprovadas para o setor do turismo.