Covid-19: Metro de Lisboa reforça limpeza
Written by Joana Timóteo on 14 de Março, 2020
No âmbito das medidas de prevenção da propagação de Covid-19, foram anunciadas hoje medidas de reforço de limpeza e de higienização das carruagens e o encerramento de alguns espaços existentes nas estações do metro de Lisboa.
Em comunicado, o Metropolitano de Lisboa (ML) explica que está a levar a cabo a segunda fase das medidas de prevenção, a nível dos seus trabalhadores e utentes.
A nível dos utentes, a empresa destaca o reforço de limpeza nas estações com desinfeção das áreas físicas de maior contacto manual (máquinas de venda de títulos, corrimãos, puxadores e elevadores) e da higienização do interior das carruagens.
No que diz respeito às medidas a implementar junto dos funcionários, o ML refere o cancelamento das viagens profissionais e de todas as participações ao estrangeiro previstas durante o mês de março e ainda o levantamento e identificação dos trabalhadores cuja situação clínica possa ser considerada como grupo de risco.
A empresa informa ainda que vai encerrar o “Espaço Bebé” da estação da Alameda e as instalações sanitárias existentes nas estações do Marquês de Pombal, São Sebastião, Campo Grande, Terreiro do Paço, Aeroporto, Oriente e Rossio.
“O Metropolitano de Lisboa continuará a monitorizar a situação, em contacto permanente com as autoridades competentes, estando em condições para ativar, de imediato, quaisquer outras orientações técnicas de saúde pública que venham a ser emanadas para combate à pandemia”, sublinha a empresa.
A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou hoje, 14 de março, que há em Portugal 169 casos confirmados de COVID-19, dez dos quais internadas em unidades de cuidados intensivos.
A DGS atualizou ainda que existem 5011 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde e 126 casos aguardam resultado laboratorial. Há dois doentes recuperados.