Lisboa e Porto encerram teatros e museus e cancelam eventos públicos
Written by Joana Timóteo on 10 de Março, 2020
Câmaras de Lisboa e do Porto decidiram encerrar os teatros e museus e cancelar os eventos públicos até 3 de abril, seguindo o plano de contingência contra a doença pelo novo coronavírus, anunciaram as autarquias.
As câmaras de Lisboa e Porto decidiram encerrar piscinas, teatros e museus e cancelar os eventos públicos até 3 de abril. As autarquias seguem os planos de respostas à doença e as orientações da DGS com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio.
Em Lisboa, segundo o comunicado da Câmara de Lisboa, encerram temporariamente os museus, galerias e bibliotecas municipais. Também os teatros municipais (São Luiz, LuCa e Teatro do Bairro Alto), o Padrão dos Descobrimentos e o Cinema São Jorge ficam fechados até abril.
Foi decidida ainda a suspensão de todas as atividades desportivas promovidas pelo município em recinto fechado (nomeadamente, as Olisipíadas); encerramento das piscinas geridas pelo município e Juntas de Freguesia; suspensão de todas as visitas de lazer, turismo ou de âmbito cultural promovidas pelo município; suspensão das atividades complementares à ação educativa do tipo visitas de estudo e passeios promovidas pelo município ou com recurso ao serviço de transportes da CML.
A Câmara optou que “manter, por enquanto, em funcionamento feiras e mercados, reforçando as ações de formação e prevenção já em curso” e continua a “promover com cada Junta de Freguesia a avaliação de cada iniciativa concreta que se encontre programada”.
“Mantêm-se em funcionamento regular todos os serviços de atendimento ao munícipe, assim como os parques e jardins de gestão municipal. O Castelo de São Jorge mantém-se aberto ao público”, informa ainda o executivo presidido por Fernando Medina.
Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, “definindo-se para já a sua vigência a partir de amanhã, dia 11 de março, e até ao próximo dia 3 de abril”.
Ainda em Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian anunciou o cancelamento ou adiamento, nos caso em for possível, de todos os eventos da temporada Gulbenkian Música no Grande Auditório até dia 3 de abril.
O Centro Cultural de Belém resolveu adiar a ópera “A Valquíria”, programada para dias 12 e 15 de março, no Grande Auditório do CCB. Esta ópera fica agendada para os dias 22 e 25 de outubro de 2020.
Encerramentos no Porto
Em comunicado divulgado na página oficial de Internet, a Câmara do Porto informou que até ao dia 3 de abril vai cancelar “todos os eventos promovidos pelo município, abertos ou contendo públicos externos ao universo municipal, o que inclui espetáculos em equipamentos municipais como o Teatro Municipal ou a Galeria Municipal”.
Fonte: DN