Musica atual

Titulo

Artista


Retenção de líquidos: as causas mais comuns

Escrito por a 13 de Fevereiro, 2020

Os pés a resistir a entrar no sapato, as pernas a inchar como se fossem um pneu, a celulite que se torna implacável, as olheiras a acrescentar anos ao rosto ou a barriga que surge mais inchada… Estes são alguns dos resultados que vemos quando o líquido procura uma área do corpo para assentar.

Se ainda não sabes o porquê de isto te acontecer, aqui te deixamos as quatro causas mais comuns da retenção de líquidos:

Abusas do sal

O sal dá sabor aos alimentos, mas o seu consumo afeta o coração: quando esse órgão para de bombear com eficácia, a pressão arterial é alterada, causando retenção e, nos casos mais graves, insuficiência cardíaca e problemas respiratórios.

Não bebes água suficiente

A ingestão suficiente de água durante o dia é muito importante para evitar a retenção de líquidos, especialmente se praticares exercício físico.

A culpa é das hormonas

A retenção é muito mais comum em mulheres: as hormonas femininas desempenham um papel importante no seu desenvolvimento. Durante os meses de gestação, por exemplo, o corpo retém mais água do que o normal devido, sobretudo, a alterações hormonais e excesso de peso, mas é algo que se resolve sozinho após o parto.

Tens problemas de saúde

Pode ser uma consequência da presença de certas patologias pré-existentes, como insuficiência cardíaca congestiva, doença renal ou cirrose hepática. Outro motivo é o mau funcionamento do sistema linfático, que defende o organismo contra infecções.

Todavia, qualquer inflamação que notes no teu corpo também pode fazer parte de uma infecção ou alergia, de modo que te aconselhamos a consultar sempre o teu médico de forma a que o próprio possa averiguar a situação.


Comentários

Faça um comentário

O seu email não irá ser publicado . Os campos obrigatótios estão marcados com *