Current track

Title

Artist


Diretora-Geral de Saúde faz declaração preocupante sobre coronavírus em Portugal

Written by on 5 de Fevereiro, 2020

Graça Freitas fez no final desta quarta-feira um briefing sobre o novo coronavírus que, até ao momento, notifica 500 vítimas mortais.

“Estamos a preparar-nos para a eventualidade de haver uma escalada, se não houver melhor, mas se houver, temos de estar preparados” afirmou a responsável pela Saúde.

Não há qualquer caso de infecção registado em Portugal (os últimos dois casos suspeitos não se confirmaram). Contudo, o país deve estar preparado para um eventual contágio e respetiva escalada.

Com o objetivo de “atualizar, reformular e reavivar” os planos de contingência no que diz respeito a profissionais formados e treinados e equipamento de proteção disponível, a Direção-Geral de Saúde (DGS) esteve reunida com as autoridades de saúde, as Administrações Regionais, com alguns hospitais e, ainda, com o INEM.

Graça Freitas sublinha que “ainda não tivemos casos confirmados, mas se tivermos, [reunimo-nos para] ver como é que a rede de resposta do INEM será ativada”.

Em relação aos utentes que estão de quarentena, acrescenta que “melhorou-se bastante as condições em que estão. Alguns deles são atletas, outros treinadores, têm capacidade de fazer desporto dentro das instalações”m garantindo que “foi criado um circuito para eles poderem, sempre com máscara, sair do edifício. Foi criado um espaço próprio para poderem estar”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *