Descoberta a fórmula para fazer o café perfeito
Written by Cheyenne Domingues on 27 de Janeiro, 2020
Para quem acha que o café perfeito não existe, desengane-se! Investigadores da Irlanda, dos Estados Unidos, Irlanda e da Suíça juntaram-se com o intuito de criar o melhor café expresso à face da Terra. E conseguiram!
Os investigadores apuraram que, menos grãos, moídos de forma mais agressiva, são o segredo de ouro para uma bebida mais forte e espessa.
Regra geral, os grãos são moídos o mais fino possível, e de acordo com os autores do estudo, essa moagem fina permite mais espaço na superfície em contato com o líquido, o que eleva o rendimento da extração, isto é a fração do café moído que se dissolve e resulta na bebida final.
Contudo, há mais elementos a ter em conta no processo, em ambiente de laboratório, a moagem fina adotada pelos profissionais do café entupiu a cafeteira, reduzindo o rendimento, desperdiçando matéria-prima e resultando em variações no sabor.
O rendimento da extração depende de ainda de como a água passa através da massa de grãos, composta de milhões desses grãos de diferentes formas e tamanhos, que ficam retidos num único filtro. De modo a corrigir essa situação os investigadores usaram a eletroquímica, observando como a cafeína e outras moléculas se dissolvem nos grãos de café, e compararam com o modo como os iões de lítio se movem através dos elétrodos de uma bateria. E assim, chegaram finalmente a um modelo de extração do café expresso ideal.