Deputado recebe e-mail com ameaça de morte em nome de “Heil Hitler”
Written by Cheyenne Domingues on 24 de Janeiro, 2020
O deputado, de 58 anos, recebeu na passada quarta-feira um e-mail com ameaça de morte assinado pela “orquestra dos músicos do golpe de Estado” e finalizado com um ‘Heil Hitler!’.
A mensagem faz referência ao político conservador pró-migrantes Walter Lübcke, assassinado em junho de 2019 na sua casa em Kassel (Hesse). O principal suspeito deste crime é um membro do movimento neonazi.
Karamba Diaby, que nasceu no Senegal, é o primeiro deputado negro da Alemanha eleito num círculo eleitoral da ex-República Democrática Alemã, uma região onde a xenofobia cresce.
Na semana passada, Diaby tinha já comunicado que tinham sido detetados buracos de balas no seu gabinete em Halle, um episódio que levou a maioria dos partidos alemães a manifestarem o apoio ao deputado.
O vice-presidente do partido social-democrata, Kevin Kühnert, anunciou hoje que se encontrará com Diaby para “prestar apoio, mas também para discutir como o envolvimento democrático pode ser melhor protegido”.
Ameaças de morte, agressões físicas ou verbais fazem crescer a preocupação na Alemanha, face ao aumento da violência contra representantes eleitos no país, num contexto de endurecimento do clima político sob pressão da extrema direita.
No ano passado, a polícia identificou 1.241 crimes de motivação política contra eleitos de todos os quadrantes.
Líderes ambientais ou conservadoras também foram ameaçados de morte.
Pingback: