Current track

Title

Artist


ANA promove estudo sobre aves antes da construção do aeroporto do Montijo

Written by on 22 de Janeiro, 2020

Antes do arranque das obras, vai ser preciso avaliar o comportamento das centenas de milhares de aves que circulam na zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo , nomeadamente para avaliar o risco de colisão com os aviões.

Esta é uma das exigências da Declaração de Impacte Ambiental (DIA), favorável mas condicionada, agora emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), depois de avaliar o estudo de impacto ambiental apresentado pela ANA.

Apesar de, durante meses de avaliação e de estudo, há dados que ainda não são conhecidos sobre as centenas de milhares de aves que circulam nas imediações do futuro novo aeroporto, o que leva a um estudo mais intensivo de um ano.

A DIA diz que o novo estudo exigido deve ter uma “duração mínima de um ano de forma a estabelecer a situação de referência real no estuário e ajudar a definir o(s) plano(s) de monitorização a executar na fase de construção e exploração” do aeroporto.

A meta é avaliar “os períodos de migração pré e pós-nupcial, que incluem não só aves que passam o inverno, mas todas aquelas que utilizam o estuário do Tejo”.

Em paralelo, será este estudo que vai avaliar qual o risco real de choques com aves que podem ser perigosos, sobretudo, para a segurança dos aviões. Ou seja, uma das metas será compreender “os movimentos na envolvente do aeroporto com vista a avaliar os riscos de bird strike”.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *