Musica atual

Titulo

Artista


Transplante da cabeça pode mesmo ser possível

Escrito por a 16 de Janeiro, 2020

O neurocientista britânico Bruce Mathew explica como o procedimento cirúrgico pode ser bem-sucedido, se a medula óssea for transplantada juntamente com a cabeça.

Mathew, que chefia o departamento de neurocirurgia do Hospital NHS Trust da Universidade Hull, no Reino Unido, contou ao jornal The Telegrah que uma cabeça pode ser anexada a outro corpo se toda a medula espinhal for juntamente transplantada. 

“Se transplantar o cérebro e manter o cérebro e a medula espinhal juntos, na verdade não é impossível. A ideia de cortar a medula espinhal é totalmente ridícula. É absolutamente perentório manter o cérebro conectado à medula espinhal”, afirmou.

Este procedimento não é, obviamente, tarefa fácil e a possibilidade de conectar uma coluna vertebral inteira ainda não é uma realidade. Contudo, Mathew acredita que em dez anos tal pode ser possível, devido à rápida evolução das tecnologias cirúrgicas.

“Atualmente, é possível vincular um ou dois nervos, mas, com robótica e inteligência artificial, brevemente seremos capazes de produzir 200 nervos”, explicou o médico.

Mais ainda, é necessário ter em mente que os primeiros transplantes do género estarão possivelmente sujeitos a inúmeras complicações, tais como a rejeição pelo corpo do destinatário, devido à grande quantidade de material doador. Mathew sugere que, para evitar esses percalços, deverá proceder-se à transferência de bactérias intestinais, juntamente com a cabeça, medula espinhal e células-tronco, de modo a garantir que haja uma maior probabilidade do transplante ser aceite.


Comentários

Faça um comentário

O seu email não irá ser publicado . Os campos obrigatótios estão marcados com *