PJ apreende mais de três toneladas de haxixe
Written by Joana Timóteo on 10 de Janeiro, 2020
A Polícia Judiciária anunciou esta sexta-feira o desmantelamento de uma estrutura criminosa de tráfico de estupefacientes, com a detenção de sete homens, seis portugueses e um estrangeiro. Trata-se de uma investigação iniciada em 2019, em que as autoridades desencadearam, nos últimos dias, a operação denominada ‘Catavento’.
A organização em causa é suspeita de introduzir, por via marítima, em território nacional, grandes quantidades de haxixe proveniente do Norte de África. Mais tarde, e por via terrestre, o destino seriam vários países europeus.
Foi possível localizar e intercetar uma embarcação de pesca desta organização criminosa, que transportava aproximadamente 3.500 kg de haxixe. Estes foram apreendidos, assim como a embarcação. A operação ocorreu em pleno Oceano Atlântico, em frente ao Cabo de São Vicente, e contou com o apoio da Marinha e da Força Aérea.
As autoridades detiveram um total de sete homens: seis portugueses e um estrangeiro, com idades compreendidas entre os 29 e os 52 anos de idade.
A PJ comunica que cinco dos detidos foram já apresentados a primeiro interrogatório judicial de arguido detido perante a autoridade judiciária competente, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
A investigação irá prosseguir tendo em vista a recolha de mais elementos probatórios; a PJ conta com o apoio do Cuerpo Nacional de Policía de Espanha e do Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), com sede em Lisboa.