Musica atual

Titulo

Artista


Quem é Greta Thunberg: líder ambiental ou vítima de exploração?

Escrito por a 3 de Dezembro, 2019

Greta Thunberg nasceu a a 3 de janeiro de 2003.

A menina sueca ficou mundialmente conhecida, em agosto de 2018, após manifestar-se no exterior do edifício do parlamento do seu país, com o objetivo de apelar ao governo que reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris.

O mediatismo do seu protesto levou-a a tornar-se líder do movimento “Greve das escolas pelo clima”, uma iniciativa seguida por estabelecimentos de ensino em inúmeros países.

Em dezembro do mesmo ano, teve oportunidade de discursar no plenário das Nações Unidas, onde se dirigiu aos presentes com as seguintes declarações:

“Vocês só falam de crescimento económico eterno verde porque estão com muito medo de se tornarem impopulares. Só falam de seguir em frente com as más ideias que nos meteram nesta confusão, mesmo quando a única coisa sensata a fazer é acionar o estado de emergência. Não são honestos o suficiente para dizerem como realmente são. Mesmo essa tarefa, deixam-na para nós, filhos.”

Em março de 2019, a jovem foi um dos nomes “em cima da mesa” para o prémio nobel da paz, distinção essa que não chegou a arrecadar.

Apesar de toda a conjuntura ser favorável às suas ações, a sueca (com apenas 16 anos) tem sido alertada por várias entidades internacionais que poderá estar a ser usada como “isco” político. Até ao dia, nenhuma estrutura governamental pôs em causa as boas intenções da ativista, mas criticam fortemente “as forças”, empresas e personalidades que se fazem rodear do seu movimento, com o alegado objetivo de ganhar protagonismo através da causa.

Greta Thunberg chegou a Lisboa, na manhã desta terça-feira, e foi recebida na Doca de Santo Amaro por Fernando Medina e Manuel Grilo, presidente e vereador da Câmara Municipal de Lisboa (respetivamente), e por dezenas de ativistas portugueses, entre eles, alguns líderes partidários.

Imagem: Expresso



Comentários

Faça um comentário

O seu email não irá ser publicado . Os campos obrigatótios estão marcados com *