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Exercício físico apenas com o uso da mente? Sim, é possível!

Escrito por a 21 de Novembro, 2019

Há um método que propõe que uma pessoa faça “exercício físico” apenas através da imaginação, ou seja, ativando a força da mente.

Basta pensar que estás a fazer exercício! A questão é: será que é eficaz?

Esta prática é usada nos treinos de alto nível, mas para testar os efeitos que poderia ter em pessoas com uma vida predominantemente sedentária, o programa da BBC ‘Confie em Mim, Sou Médico’ organizou uma experiência com um grupo de indivíduos sedentários.

Foram recrutados sete voluntários que não praticam mais de duas horas de atividade física por semana para serem submetidos a uma série de testes voltados para uma área específica do corpo: o gémeo.

Primeiro, foi medida a força deste músculo com o auxílio de um dinamómetro, o tamanho com um aparelho de ultrassom, e a percentagem de uso do músculo com eletrodos. Para isso, o grupo teve que fazer um exercício básico para contrair ao máximo a barriga da perna.

A partir daí, os voluntários passaram 15 minutos a pensar no exercício.

Após um mês, a força dos gémeos havia aumentado, em média, 8%. Mas um dos voluntários alcançou um aumento de quase 34% na força muscular.

É importante explicar que tal não ocorreu por causa de aumento de massa muscular, mas sim porque, ao pensar num exercício particular durante um mês, os participantes aprenderam a estimular melhor as fibras musculares. No início da experiência, o grupo utilizava, em média, 46,3% da massa muscular da barriga da perna. No final, o percentual de uso chegou quase a 69%.

O programa explica “Como conseguiram exigir mais do músculo, ativaram, assim, uma percentagem muito maior do músculo ao fazer o exercício, o que lhes permitiu produzir mais força”.

O “motor imaginário” – como é chamada esta técnica – é utilizado por atletas de elite para melhorar seu rendimento, mas também é ideal para evitar perda de força muscular em pessoas lesionadas ou que não podem realizar uma atividade física.


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